n6j44

A Prefeitura de Mafra vem ampliando anualmente a aquisição de produtos diretamente da agricultura familiar para a alimentação escolar, atendendo e ultraando às exigências legais e também fomentando a agricultura familiar local. Por força de lei os municípios devem destinar o mínimo 30% do valor reado aos municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em Mafra, a aquisição de produtos para a alimentação escolar chegou ao seu maior índice em 2024, de 99 por cento investidos na agricultura familiar, subindo 7% em relação aos 92%, índice alcançado em 2023, com valores que am de 1 milhão de reais. Durante a atual gestão, os índices praticamente dobraram, subindo de 53% em 2021 para 99% em 2024, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme declarou a Secretária Municipal de Educação, Jamine Henning, os alimentos entregues nas escolas são produzidos no município e região. “A aquisição desses alimentos pela prefeitura de Mafra, proporciona o oferecimento de uma alimentação saudável e adequada, com produtos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares”. E destacou que “o volume de alimentos consumidos do mercado interno já era alto e hoje chegamos a 99%, algo que vale a pena comemorar, pois significa alimentação de qualidade para nossos alunos”.

Segundo Jamine, a alimentação escolar em Mafra é mais um dos itens levados em consideração pela istração municipal quando o assunto é qualidade na Educação. “São várias ações que vêm sendo adotadas nesse sentido, como entrega de uniformes e adoção do sistema de apostilas para todos os alunos da rede, reformas e ampliação de escolas e muitos outros”, declarou.

Quanto à alimentação escolar, exemplos recentes da constante busca para melhorar a oferta de alimentos saudáveis foram a ampliação da oferta de peixe e também a introdução de frutas e hortaliças diversas no cardápio da merenda das escolas E outros produtos saudáveis que fazem parte do cardápio para os cerca de 7 mil alunos da rede municipal de ensino.